http://h2.flashvortex.com

sexta-feira, 6 de março de 2009

PM convoca candidatos

para exame de saúde

nesta segunda no RN

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte está convocando os candidatos remanescentes do último concurso para soldado, realizado em 2006, para o exame de saúde. O Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (6) traz a convocação destes candidatos.

O exame de saúde começa nesta segunda-feira (9), com o exame psiquiátrico 2, às 7h, e os exames clínicos, antropométrico, acuidade visual e odontológico, ás 13h. Estes mesmos exames serão realizados, também, na terça-feira (10).

Os candidatos deverão comparecer ao Centro Clínico da Polícia Militar, na avenida Alexandrino de Alencar, 411, Alecrim, Natal, no prédio da antiga LBA, com antecedência mínima de 30 minutos.

Esta etapa do exame de saúde termina com o exame psiquiátrico 1, que será realizado nos dias 11, 12, 13, 16 e 19 deste mês de acordo com a classificação do candidato e respectivas cidades.

Ficam convocados para a região 1 (Natal, Macaíba e Parnamirim) 108 candidatos que foram considerados aptos na etapa do condicionamento físico. Para a região 2 (Mossoró), ficam convocados 54 candidatos.

Na região 3 (Caicó), 28 candidatos. Na região 4 (Pau dos Ferros), 20 candidatos. Na região 5 (Assú), mais 32 candidatos. Na região 6 (Macau), em razão de não haver mais candidatos na lista de suplência, estão sobrando duas vagas. Para a região 7 (Nova Cruz), 12 candidatos.

Fonte: Assecom/RN


Fonte:Diario de Natal

Chapa apresenta propostas para os estudantes da Uern

Publicado no Dia 05/03/2009
Leonardo Sodré


Entre as principais propostas que estão sendo defendidas pelos candidatos Milton Marques (reitor) e Aécio Cândido (vice-reitor) na eleição da UERN, voltadas para os estudantes, estão a ampliação do número de residências universitárias, o funcionamento do restaurante universitário e a disponibilidade de novos ônibus para atender as demandas universitárias.

Explicando sobre o restaurante universitário, o reitor Milton Marques disse que o prédio está sendo construído numa parceria entre a UFERSA, UERN e CEFET e estará localizado no campus da UFERSA. "Nós vamos disponibilizar uma Van no nosso Campus Central, durante todo o horário de almoço, para levar nossos estudantes até o restaurante e trazê-los de volta", explica o reitor Milton Marques. Ele prevê que até meado deste ano seja possível colocar em funcionamento este novo serviço. Ele acrescenta que a proposta também pretende atender demandas nos Campi com cantinas universitárias.

O atual reitor também explica que entre suas propostas está a ampliação do número de residências universitárias. Há uma tendência de que estas unidades habitacionais possam estar localizadas próximos aos campi para que os alunos tenham acesso rápido a estrutura da universidade. Milton Marques adiantou que a proposta que está sendo apresentada implica na abertura de residências universitárias em todos os campi da UERN.

Sobre a proposta que está sendo apresentada com relação a aquisição de novos ônibus, o vice-reitor Aécio Cândido, candidato também a reeleição, explica que hoje o ônibus da Universidade tem uma procura excessiva e que a administração está se comprometendo com a aquisição de novos ônibus. "Nós precisamos também atender as necessidades que os Campi Avançados têm destes veículos, essa será uma das ações que estamos planejando para a próxima gestão, disse Aécio.

Os dois candidatos estão visitando os estudantes de sala em sala e apresentando as propostas que estão voltadas para as necessidades apresentadas pelo segmento. "O que estamos apresentando nasceu das próprias reivindicações dos estudantes, ouvimos as sugestões e decidimos acrescentar ao nosso programa", disse o reitor Milton Marques.

Atual gestão aboliu pagamento de taxas

Em meio as propostas que estão sendo apresentadas aos estudantes na campanha para reitor e vice-reitor da UERN, os candidatos Milton Marques e Aécio Cândido, aproveitam para prestar contas destes quatro anos e das ações realizadas que beneficiaram a categoria. Milton lembra que existiam na Universidade cerca de doze taxas que eram cobradas dos alunos, mas, na atual gestão todas as taxes foram abolidas. "Nenhum estudante paga taxa alguma na Universidade", disse.

Outra conquista dos estudantes na atual gestão é com relação a inclusão dos mesmos entre os fiscais que trabalham no PSV. "Antes apenas os professores e os técnicos eram contratados para atuarem como fiscais no vestibular, os alunos reivindicaram o espaço para eles e nós atendemos e neste último PSV um bom número de estudantes foi convocado para trabalhar como fiscal".

Milton também destaca a preocupação da reitoria com o transporte dos estudantes e com a segurança interna do campus. 'Estivemos em várias reuniões com os estudantes, as empresas de ônibus e representantes da Prefeitura, buscando uma solução para o problema. Com relação a segurança estamos contratando empresas privadas de segurança para que tenhamos um trabalho mais profissional neste campo", finalizou Milton Marques.

Fonte:Correio da Tarde
Trote universitário divide a opinião de estudantes locais

O tradicional trote universitário, realizado para os estudantes que acabaram de ingressar em instituições de ensino superior, tornou-se alvo de preocupação em todo o país em decorrência de uma série de trotes violentos que resultou em agressões físicas e mortes.

Nos sinais de trânsito da cidade não é raro encontrar estudantes novatos passando o constrangimento de pedir dinheiro aos motoristas devido o trote universitário. Segundo o Pró-reitor de Graduacao da Ufersa, José de Arimatéia, o troteo dentro da Instituição já é abolido.
Mas com relação aos trotes realizados no exterior da Universidade não se tem controle. "Internamente abolimos os trotes na universidade. Hoje inclusive sendo o campus fechado tem facilitado a coibição dos trotes internos, mas fora da universidade não temos como ter controle", ressalta José de Arimatéia

Ja no campus de Mossoró da Universidade Potiguar (UnP), de acordo com a direção, a prática de realização de trotes não é aderida entre os alunos. Os estudantes dividem opiniões com relação aos trotes. Para alguns, a brincadeira é vista como uma comemoração, já para outros o trote universitário que não tenha fins de cidadania é encarado como uma brincadeira de mau gosto. Adriana Mendonça que cursa Ciências da Computação na Uern, diz que não participou do trote universitário quando foi caloura por temer atitudes vexatórias. Já o aluno do mesmo curso e também da Uern, Pedro Ricardo Costa, afirma que o trote é um momento de alegria e descontração. Ainda de acordo com ele, quando comemorado de uma forma salutar não é nocivo a ninguém.

RESTRIÇÃO — A Câmara dos Deputados aprovou em fevereiro o Projeto de Lei nº 1.023/95, que proíbe a realização dos trotes violentos ou vexatórios. O texto, constituído de uma emenda dos deputados Flávio Dino (PC do B-MA) e Carlos Sampaio (PSDB-SP), proíbe constranger os calouros, expô-los de forma vexatória, ofender sua integridade física, moral ou psicológica, ou obrigá-los a doar bens ou dinheiro.
O projeto estabelece sanções progressivas para os alunos responsáveis pelo trote violento, que vão de multas (de R$ 1 mil a R$ 20 mil), suspensão (de um a seis meses), até a expulsão.


Fonte: Gazeta do Oeste

Prefeitura fará concursos com oferta de cerca de 510 vagas

A Prefeitura de Mossoró realizará este ano três novos concursos. A Secretaria Municipal da Administração e Gestão de Pessoas já trabalha na elaboração das normas dos concursos para preenchimento de vagas nos cargos de agente de endemias, guarda civil e procurador do município.

A princípio, a prefeitura pretende oferecer cerca de 510 vagas. "Para o concurso na área da saúde, para o cargo de agente de endemias, seriam cerca de 200 vagas", antecipa o secretário da Administração e Gestão de Pessoas, Manoel Bizerra, adiantado que no âmbito da Secretaria da Defesa Civil a pretensão do município é abrir 300 vagas, distribuídas entre guarda civil, patrimonial e de bairros.

O novo concurso para procurador do município oferta seis vagas e mais duas de assessor jurídico. No concurso passado, das dez vagas de procurador abertas somente quatro foram preenchidas. A novidade do certame será a oferta de duas de fiscal para os quadros do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PROCOM), agora incorporado à estrutura da Procuradoria Geral do Município.

Procurador do município, Anselmo Carvalho informa que a Procuradoria já está preparando a elaboração do regulamento do concurso. O próximo passo será a publicação do edital de concorrência pela Secretaria da Administração, mesmo procedimento que será adotado com relação as demais concursos, cujas inscrições deverão ser abertas ainda no decorrer deste semestre.

As providências adotadas pela Secretaria da Administração para realizar os novos concursos públicos, além da publicação dos editais de praxe, incluem também a abertura de licitação pública para contratação da empresa para elaboração e aplicação das provas. "De forma transparente, como determina a prefeita Fafá Rosado", finaliza Manoel Bizerra.


Fonte:O Mossoroense