http://h2.flashvortex.com

segunda-feira, 23 de março de 2009

Corpo de Bombeiros quer
convocar 200 aprovados
em concurso
23/03/2009 - TN Online
Publicada às 12h24

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado solicitou ao vice-governador Iberê Ferreira a convocação de 200 novos soldados aprovados no último concurso para ingresso na corporação. Segundo o comandante Christian Bezerril, se o pedido for aprovado os aprovados devem começar a ser chamados a partir do próximo mês.“Não está nada definido, mas o Governo do Estado se mostrou sensível à solicitação, e estuda a viabilidade financeira de convocar mais aprovados”, disse o comandante Christian Bezerril .A convocação de novos soldados se arrasta desde 2006, ano do último concurso para soldado da corporação. Até hoje o Corpo de Bombeiros chamou apenas os 70 homens já previstos pelo edital do concurso. O prazo para convocar o restante dos aprovados termina dentro de 60 dias.“Pedimos um posicionamento da governadora Wilma de Faria sobre a prorrogação do concurso, uma vez que estando no limite prudencial seria mais oneroso para o Governo realizar um novo processo seletivo. Se há aprovados, é melhor chamá-los”, diz Andre Gurgel, um dos aprovados.Os suplentes formaram um grupo que busca efetivar a convocação, tendo procurado auxílio inclusive na Assembleia Legislativa. “Fizemos também um abaixo-assinado com três mil nomes solicitando a convocação, e entregamos ao chefe do Gabinete Civil, Gustavo Carvalho”.
Fonte:Tribuna do Norte
Reitor comparece a debates na reta final de campanha


Publicado no Dia 21/03/2009

Na última sexta-feira, o reitor da UERN, Milton Marques de Medeiros compareceu ao auditório da FAFIC, no Campus Central de Mossoró, para um debate com o outro candidato a reitor, Gilton Sampaio, evento este coordenado por alguns diretores das Faculdades. No debate, o professor Milton Marques voltou a defender o conjunto das propostas que estão sendo apresentadas e tirou dúvidas sobre o projeto de Universidade que está defendendo para os próximos quatro anos.Demonstrando muita tranqüilidade durante todo o debate, Milton Marques concentrou sua participação em perguntas e respostas direcionadas para o futuro da Universidade. Durante toda a campanha, o atual reitor procurou fazer um debate de alto nível, evitando qualquer discussão que tivesse cunho pessoal. Milton compareceu ao debate mesmo só tendo sido avisado sobre o mesmo na manhã do dia do evento, oportunidade em que se encontrava em Natal cumprindo uma agenda administrativa. Ao saber que haveria um debate, mesmo sem sua assessoria ter sido convidada para discutir as regras, o reitor informou que atenderia ao convite e estaria presente. Imediatamente ele determinou o cancelamento de sua agenda e retornou a Mossoró, a fim de participar do evento que estava programado.
Reta final
Para a reta final de sua campanha, o reitor Milton Marques e o vice-reitor Aécio Cândido de Souza programaram a intensificação de visitas as unidades acadêmicas na próxima segunda-feira, no Campus Central. Os dois irão estar presentes nos diversos cursos, em contato com professores, alunos e servidores técnico-administrativos.A eleição para reitor e vice na UERN está marcada para acontecer na próxima terça-feira, dia 24. O pleito terá um eleitorado de 12.890 pessoas, espalhados em 17 municípios onde funcionam os Campi Universitários e os Núcleos de Ensino Superior. A votação será de 8 da manhã às 22 horas. Logo a seguir terá início a apuração.
Fonte: Correio da Tarde
IFRN, antigo Cefet, será instalado no município


Publicado no Dia 21/03/2009

O prefeito do município do Assu, Ivan Júnior (PP), cedeu as instalações físicas do Centro Educacional Dr. Pedro Amorim (Cepa), localizado no bairro Frutilândia, para funcionamento do pólo local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), o antigo Cefet. As ações estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Por meio do pólo, passarão a funcionar, em Assú, na modalidade educação à distância, os cursos de técnico de segurança de trabalho e guia de turismo. O ensino será realizado pelo Programa Escola Técnica do Brasil (E-TEC Brasil). O processo de seleção já aprovou 71 estudantes, que serão distribuídos nos dois cursos. A seleção pública ocorreu no mês de janeiro, de acordo com a informação prestada por Jândela Cristiani Guilherme dos Santos, coordenadora do pólo local do IFRN. As aulas começarão no dia 25 de março, quarta-feira da próxima semana. Para o dia de início das aulas está programada a realização da aula-magna com a participação de representantes da Coordenação de Tecnologias Educacionais e Educação à Distância (Coted), do prefeito Ivan Júnior, da secretária de Educação e Cultura, Sandra Regina Meirelles Holanda Alves, além de alunos, autoridades e convidados.
Fonte: Correio da Tarde
As inscrições para o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Baraúna-RN começam na quarta-feira (25/03/2009).
O concurso público é meio obrigatório para a investidura em cargo público de caráter permanente (atividade continuada), conforme dispõe o inciso II do art. 37 da Constituição Federal de 1988.
O Edital ofertará 202 vagas para investidura durante o período de vigência do concurso (dois anos, podendo ser prorrogado por igual período). Serão 144 vagas para a formação de Cadastro de Reserva.
A remuneração inicial e a escolaridade mínima (ou habilitação específica) exigida para cada cargo estará disponível no Edital.
Abaixo, Nota publicada pela Prefeitura e relação dos cargos com quantidades:
CONCURSO PÚBLICO
O Prefeito Municipal de Baraúna-RN, no uso de suas prerrogativas legais, de acordo com a Lei Orgânica do Município, em consonância com os atos praticados no Processo Administrativo nº 20081112-001/2008 e Lei Municipal nº 367, de 02 de fevereiro de 2009, FAZ SABER que realizará Concurso Público com início das inscrições apartir de 25/03/2009 (quarta-feira), tão logo ocorra a publicação oficial do Aviso nos Diários Oficiais da União e do Estado do Rio Grande do Norte. O Edital completo se encontrará afixado na sede da Prefeitura Municipal de Baraúna – RN e na internet no endereço eletrônico http://www.barauna.rn.gov.br/.
ALDIVON SIMÃO DO NASCIMENTO
Prefeito
ELEIÇÕES NA UERN: não joguem o DCE no lixo da história?


No dia 24/03 temos nova eleição na Uern para reitor vice-reitor. Entre outras armações, esse dia significa um possível esvaziamento da categoria discente, pois muitos vão está de férias e não virão.
Ao contrário dos que não percebem a importância de sua participação, um outro grupo de alunos, que hoje comandam o DCE, está ativa e sistematicamente trabalhando para a candidatura do empresário Milton Marques e para o burocrata Aécio Candido. Tais alunos formam na política partidária, um grupo conhecido como "Juventude Socialista", o qual é controlado por um grupo político monopolizador na cidade de Mossoró e na instituição UERN, que isso não deveria ocorrer, mas o sistema Aeciano so trabalha dessa forma, então já é hora de mudarmos e fazermos a diferença quanto alunos dessa instituição que ainda não ganhou autonomia, devido ao monopólio atuar na classe estudantil e sem falar nos professores.
A opção por qualquer candidatura é legitima, mesmo que esta opção signifique a troca de favores, pois cada sujeito responderá pela sua dignidade. No entanto, usar o nome de uma entidade representativa de uma categoria, no caso o DCE, é um desrespeito ao coletivo dos estudantes, haja vista que entidades coletivas não devem se posicionar a favor de candidatura A ou B.
Além desse desrespeito, o presidente, o vice-presidente e os demais diretores do DCE, passaram intencionalmente a desconhecer as conquistas da entidade, atribuindo tais conquistas ao atual reitor, numa verdadeira vendagem da sua historia, tão cara aos discentes e as suas lutas travadas contra a inoperância dos gestores da Uern.
Esqueceram os dirigentes do DCE os 64 dias de paralisação da Universidade, que teve entre outros pontos de pauta: abolição das taxas e restaurante universitário. Portanto, há um erro político em se atribuir a quem está no poder essas conquistas, mesmo que parcialmente. Esquecem também, ou não querem dizer, que outros pontos almejados pelos estudantes tornaram-se letra morta: problema de transporte coletivo no campus central, monopólio da xerox, residência universitária e condições de funcionamento dos núcleos, só para citar alguns exemplos "esquecidos".
Contudo, não há como se esperar coisa diferente de quem tem vinculações partidárias com os caciques da política tradicional, pois confundem política universitária com a prática daninha desses na sociedade, a repetem na academia e devotam fidelidade a quem pensa a academia de forma semelhante.
Por tudo isso, temos que dá um basta nessa história e construirmos uma nova Uern, visto que a modernidade conservadora é tão maléfica quanto o conservadorismo tradicional. Mas, como é possível barrar essa tradição já a partir de agora? Somente votando em quem tem perfil acadêmico, conhece a Universidade em suas três dimensões: ensino, pesquisa e extensão. Neste caso, estamos falando das únicas candidaturas que atendem esse requisito básico - Gilton Sampaio (reitor) e José Ronaldo (vice-reitor).
João Batista Alves Monteiro
Graduando de Letras/UERN