http://h2.flashvortex.com

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Segredo para passar em concursos

Qual o segredo para passar em concursos? - Uma boa apostila? - Um bom livro? - Um excelente cursinho? Errou! Tem gente que mesmo morando em sítio e com poucos recursos consegue ser aprovado. Qual será o mistério? Faça comentario.....
Alerta a todos os concurseiros: Português é fundamental


Quando escrevi as sugestões de livros para o concurso da PRF, esqueci de sugerir os livros de Português. Resolvi então fazer um alerta geral a todos os concurseiros, seja qual for o concurso para o qual você estuda: Português é fundamental! Já avisei várias vezes que hoje em dia é essencial o estudo do Português. Quem deseja ser aprovado tem que estudar bastante gramática (principalmente concordância, regência e acentuação) e resolver muitas questões de concursos, principalmente no que se refere à interpretação de textos. Lembremos de algumas vezes em que falei da importância de se estudar Português com dedicação (quem avisa amigo é!): Primeiramente, quando analisamos a prova do concurso do Ministério Público da União (MPU): Antes de analisar as questões de Direito, achei interessante ressaltar a necessidade de se estudar a disciplina Português. Já se foi o tempo em que fazíamos provas de concurso sem ao menos pegar no livro dessa disciplina. Estudávamos apenas o Direito e a prova de Português era "rasgada". Hoje, o nível aumentou e é essencial para a aprovação que estudemos essa matéria, principalmente respondendo provas anteriores. Portanto, fica aí a dica! Outra vez: PORTUGUÊS A contrário de outras provas, em que a matéria Português era "rasgada" para muitos candidatos, a referida disciplina foi o grande desafio desse exame e, com certeza, será o divisor de águas entre os aprovados e aqueles que ficarão sonhando com sua vaga. O texto exigia concentração e calma do candidato....um sufuco. Nunca diga: ah, Português para mim é fácil, pois eu só tirava nota 10 quando estudava no colégio. As provas sobre a língua pátria estão cada vez mais difíceis, razão pela qual o concurseiro deve estudá-la bastante para ser aprovado em concurso. Eis as minhas sugestões de leitura: Português para Concursos: Teoria e 900 Questões Excelente em razão das questões que possui. Gramática da Língua Portuguesa para Concursos, Vestibulares, ENEM. É a Bíblia do Português, com linguagem voltada a concursos.
Fonte:blogquestoescomentada
Câmara aprova criação de 1.445 vagas nos TRTs do país

Em tempo recorde, o plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (14) a criação de 1.445 vagas, sendo 924 cargos e 521 funções comissionadas (FCs) para tribunais regionais do Trabalho (TRT) em diversos estados. Do total desses 924 cargos, 243 são de juízes do trabalho, 584 para a ampliação do quadro de funcionários concursados dos tribunais e 97 cargos de confiança. Os 11 projetos seguem para o Senado.Segundo o deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), haverá um impacto de R$ 129,3 milhões por ano aos cofres públicos com a aprovação.
A aprovação beneficiará os TRTs de São Paulo, Pará, Espírito Santo, Maranhão e Amazonas. Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter pedido, recentemente, que o Congresso não aprovasse a criação de mais cargos, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), colocou os projetos em votação após decisão conjunta dos líderes. Apenas Madeira, que costuma acompanhar e denunciar aumento de gastos, votou contra. Segundo ele, o impacto de R$ 129,3 milhões pode estar subestimado, porque tem por base valores calculados quando do envio das propostas. A mais antiga delas tramita na Casa desde 2001.
"Acho incrível a aprovação desses cargos novos. Argumentam que há valores no orçamento para isso, mas o quadro hoje é outro. Parece que não estamos vivendo um crise econômica, um quadro de incertezas sobre o futuro. Não critico o mérito do projeto, mas a criação desses cargos neste momento de crise, que exige austeridade no trato da coisa pública", disse Madeira, único a votar contra os projetos, aprovados simbolicamente.
Um dos projetos cria 22 cargos de confiança e 17 funções comissionadas no Conselho Nacional do Ministério Público. O conselho, responsável pelo controle externo do MP, funciona desde 2005, mas a estrutura é precária, dizem procuradores. O estado de São Paulo foi o maior beneficiado: 143 cargos de juiz para a Grande São Paulo e 84 cargos de juiz para o TRT de Campinas, que atende o interior do estado. Os dois TRTs terão ainda 313 cargos efetivos, 44 comissionados e 221 FCs.
O TRT do Maranhão foi contemplado com seis juízes,154 cargos efetivos, 15 de confiança e 159 FCs. No TRT do Espírito Santo, foram criados 4 vagas de juiz, 50 cargos para concursados, 6 vagas comissionadas e 38 FCs. No Amazonas, o TRT terá seis novos juízes, 9 cargos para comissionados e 78 FCs. Os tribunais com menor número de vagas criadas foram os do Rio, com a criação de um cargo de confiança e 8 FCs; e o do Pará, com dois cargos efetivos. As FCs são valores que se agregam aos salários de funcionários que assumem funções de chefia.
Fonte:Diario de Natal
RN Mais de 800 potiguares fazem exame da OAB domingo no


A OAB/RN recebeu 809 inscrições de bacharéis em Direito para a prova objetiva da Ordem que acontece no próximo domingo, 17 de maio, será realizada a prova objetiva do primeiro Exame de Ordem de 2009. A prova subjetiva, prático-profissional, será realizada no dia 28 de junho de 2009.
O Exame de Ordem não tem reserva de números de vagas, basta o examinando alcançar a nota mínima que o habilitará a solicitar a inscrição nos quadros da Ordem se porventura não houve qualquer impedimento legal.
Conforme o presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB/RN, Klebet Cavalcanti, o exame assinala não só aptidão do examinando, mas também o direciona para a própria especialização da carreira, uma vez que na segunda fase, escolhe-se uma área profissional do Direito para redigir uma peça processual, corroborando assim para própria orientação profissional que o examinando pensa seguir. “Por outro lado, a aprovação do examinando traduz a própria valorização do advogado, uma vez que a sociedade em geral terá mais segurança ao saber que os anos passados nos bancos universitários do curso de Direito foram satisfatórios e o bacharel está apto a exercer com dignidade umas das carreiras jurídicas que é a Advocacia”, destaca Klebet.
O Exame de Ordem tem aplicação de mesmo conteúdo e procedimentos para 26 Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, sendo regido pelo Provimento nº 109/2005 do Conselho Federal e executado com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) em conjunto com a OAB.
Locais de prova NATAL – UnP (Avenida Salgado Filho, nº 1610, Lagoa Nova); MOSSORÓ – UnP Bloco A – (Avenida João da Escóssia, s/n, Nova Betânia); CAICÓ – auditório do Centro Administrativo (Av. Coronel Martiniano, 995, Centro, Caicó/RN).
Fonte:Diario de Natal
Enem deverá ser obrigatório

Ministério da Educação anunciou, ontem, que prova terá que ser feita por todos alunos da rede pública em 2010

Todos os alunos da rede pública de ensino do Brasil serão obrigados a fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2010. A decisão partiu do Ministério da Educação, ontem, pela manhã, depois de reunião feita com secretários do país. O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) apresentou proposta de universalizar o teste já no ano que vem - sugestão prontamente acatada pelo ministro, Fernando Haddad. A única exigência feita pelo chefe da pasta foi de que fosse promovido um estudo de logística que pudesse relacionar estudantes e locais de prova nos colégios.
Até hoje, participar da prova era uma escolha competente a cada estudante. A mudança praticamente transforma o Enem em uma etapa fundamental para a finalização do ensino médio - sem o qual não seria possível ao estudante se formar. A ideia do ministério é que ele também sirva para que jovens e adultos obtenham o certidificado de conclusão dos estudos. O ministro Haddad diferenciou o exame da Prova Brasil - aplicada em sala de aula nas turmas regulares. "O Enem terá datas e locais específicos. Mais do que aferir o conhecimento, ele representará o acesso do aluno à universidade, o que exige cuidados maiores com a segurança", disse ele, de acordo com a assessoria de imprensa do ministério. A nota mínima para aprovação será decidida pelos estados. No ano passado, quatro milhões de pessoas fizeram inscrição para participar da avaliação.
A matriz de habilidades que serão testadas durante a prova foi aprovada pelo Consed. A presidente do conselho, Maria Auxiliadora Seabra, considerou que o "novo formato do exame provoca debates nos estados e aproximação entre secretários de educação e reitores". O ministério informou que o Enem será mais centrado na interpretação de problemas do que na memorização de conceitos, datas ou fórmulas previstos nos livros. O entendimento do Consed, de acordo com o MEC, é de que será possível promover uma reestruturação do ensino médio diante da padronização da prova e, assim, estabelecer um currículo que oriente processos seletivos para a universidade - o que ocorreria hoje. Já é possível consultar a matriz curricular no site do MEC (www.mec.gov.br).
O novo Enem foi marcado para os dias 3 e 4 de outubro. O ministério estuda formular uma prova com 200 questões, que devem respeitar dois direcionamentos: a matriz previamente definida pelo MEC e, em seguida, o teste antecipado para saber se ela corresponde ao que vem sendo ensinado em sala de aula.
Fonte:Diario de Natal