http://h2.flashvortex.com

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Radicalismo pode acirrar eleições da Universidade

Publicado no Dia 20/02/2009
Carlos Skarlack

Raul Pereira

Milton Marques (reitor) e Aécio Cândido (vice): candidatos à reeleição na Uern
Com um orçamento previsto para 2009, da ordem de R$ 116 milhões, para manutenção de uma estrutura operada por 900 servidores, 907 professores e que conta com 12 mil alunos, A Uern vive clima eleitoral.

Depois da expectativa de um pleito tranqüilo, que até se cogitou consensual, se terá uma eleição com disputa aos cargos de reitor e vice-reitor. E com previsões de acirramento, a partir da postura radical de um grupo minoritário.

O motivo que condicionou a disputa foi a tentativa de um grupo de professores, que tentou impor, um candidato a vice, em troca do apoio ao reitor Milton Marques. A imposição, rechaçada, condicionou as candidaturas à reeleição do reitor e vice.

Em visita ao Correio da Tarde, Milton Marques e Aécio Cândido, respectivamente, reitor e vice, embora esperassem um pleito de consenso, se disseram preparados para a batalha eleitoral que pode vir a ser acirrada.

Revelando sintonia, a partir da apresentação de propostas que estão apresentando, Milton e Aécio defendem, que a internacionalização da instituição, é uma necessidade premente.

Por isso, anunciaram que, se reeleitos, trabalharão juntos com essa finalidade.

Contabilizando a contratação de mais de 300 professores, a criação de três cursos de mestrado e a duplicação do orçamento da instituição, como alguns dos ganhos obtidos na primeira gestão, o reitor e seu vice, antecipam algumas metas.

“Vamos trabalhar para implantar mais três cursos de mestrado e lutar pela internacionalização da Uern”, anuncia Milton Marques, que considera que, a partir de propostas como essas, terá o respaldo da comunidade urniana.

Embora a disputa para os cargos de reitor e vice seja separadamente, Milton Marques e Aécio Cândido decidiram realizar suas campanhas em conjunto. A prioridade é a exposição do que foi realizada durante a primeira gestão.

Sobre a perspectiva do grupo oposicionista de contabilizar um resultado histórico em campus como o de Pau dos Ferros, o reitor pondera que na eleição passada, essas projeções não se configuraram totalmente.

EXONERAÇÃO

Milton Marques confirma que já assinou a exoneração da Pró-Reitora de Extensão, Ana Moraes e Francisco Piolho, do Centro Regional Universitário de Trabalho e Ação Comunitária (CRUTAC).

Os dois decidiram integrar o grupo de oposição. “Eles pediram para sair da administração”, citou o reitor, acrescentando que o coordenador da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), Valdomiro Moraes, também será exonerado.


Fonte: correio da tarde