http://h2.flashvortex.com

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Dicas

Olá galera sou concurseira faço concursos a 8 anos e o recado que deixo é pra vocês que vão fazer concursos agora a dica pra relaxa é não se preocupar, tentar relaxar o máximo que puder ,numca estudar um dia antes pra prova porque o que você tinha de estudar você já estudou então não adianta ficar se matando pra estudar um dia antes relaxe vá se diverti mais uma dica não vá bebe pois o dia de amanha.
Agradece
Daliane

Brasil: Ditadura Militar (1964-1985) Gabarito

01. c
02. d
03. e
04. d
05. d
06. b
07. a

08. a) O pretexto foi a recusa do Congresso Nacional em processar o deputado Márcio Moreira Alves, acusado pelos militares de ofensa às Forças Armadas.
b) O Al-5 dava ao presidente da República poderes para fechar o Legislativo (decreto de recesso parlamentar) e a suspensão do habeas corpus.
c) Realização periódica de eleições que expressem a vontade popular e a liberdade de expressão.

09. A diminuição do espaço da oposição, tolerada no plano político-institucional, fez com que esta se voltasse para a ocupação de novos espaços, por exemplo, na arte e na cultura. Nesse processo, destacam-se a música, com as canções de protesto nos festivais de MPB; no cinema, pela atuação de diversos nomes do Cinema Novo; no teatro, com o surgimento de grupos francamente antagônicos ao regime, como o Opinião, no Rio de Janeiro, e o Oficina e o Arena, em São Paulo. A partir daí, os governos militares vão buscar silenciar essa oposição com a prática da censura.

10. O texto denuncia a exploração capitalista do trabalho como um mecanismo pelo qual as discriminações sociais serão reproduzidas. A chamada "democracia racial" brasileira surge como um mito, e o preconceito racial atua para desmobilizar os setores subalternos da sociedade em sua luta contra a espoliação capitalista. Nesse contexto, destaca-se a discriminação racial aos negros, mantida mesmo após a abolição da escravidão.

Gabarito da Era Vargas (1930-1945)

01. a) as mudanças visíveis nos conteúdos dos sambas sugerem adesão à ideologia do Estado Novo.

02. e) Os dois grupos estão errados, por assumirem características parciais e, às vezes conjunturais, como sendo posturas definitivas e absolutas.

03. Vargas fala em nome da Nação, considerando-se o intérprete de seus anseias e necessidades.

04. a) intervenção direta do Estado em determinados setores produtivos, como a mineração e a siderurgia.

05. a) retomar o controle político do país pela instauração do processo eleitoral.

06. d) a indicação de um interventor civil, assim como a imediata constitucionalização do país.

07. d) a possibilidade de uma revolução comunista, conforme constava num documento em poder do governo – o Plano Cohen.

08. c) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou o poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis.

09. b) Getúlio Vargas.

10. a) a manipulação pelo Estado das camadas urbanas e suas reivindicações.


1. Quais foram os fatores mais evidentes da Revolução Constitucionalista de 1932?
O inconformismo dos setores políticos ligados aos grupos mais poderosos de São Paulo, que pretendiam recuperar o poder que haviam perdido com a Revolução de 1930; a nomeação dos interventores pelo governo federal e o interesse na reconstitucionalização do regime, que resultaria, por sua vez, na democratização do país.

2. Quais eram os fundamentos do integralismo?
Os fundamentos do integralismo estavam assentados no movimento fascista, que surgira na Itália sob a direção de Benito Mussolini, e também no movimento nazista, que tinha características parecidas com o fascismo e surgira na Alemanha na década de 30, sob a direção de Adolf Hitler.

3. Em que consistia o populismo?
O populismo consistia, basicamente, no atendimento do governo a algumas reivindicações das massas trabalhadoras urbanas, com o objetivo de conseguir apoio para manter-se forte.

4. Que razões levaram os militares a contribuírem para o desenvolvimento da industrialização depois de 1930?
Fazia-se necessário o reaparelhamento das Forças Armadas e havia no Exército a crença generalizada de que a indústria desenvolvida era fator importante para a manutenção da segurança nacional.

5. Qual a importância da instalação da usina de Volta Redonda para o industrialismo no Brasil?
Com a usina de Volta Redonda, o Brasil passou a contar com sua primeira indústria de base, que forneceria 300 000 toneladas anuais de aço.

6. Qual foi o fator principal do crescimento urbano depois de 1930? Justifique.
A industrialização. Depois de 1930, as cidades que se industrializaram passaram a atrair grandes contingentes de população rural, principalmente da Região Nordeste, que se fixaram e deram origem a um proletariado urbano crescente.

7. Que razões levaram o governo brasileiro a romper relações com o Eixo e declarar guerra à Alemanha?
O torpedeamento de dezenove embarcações, que navegavam sob bandeira brasileira, por submarinos alemães e as pressões populares para que o governo brasileiro agisse energicamente diante da situação.

8. Qual foi o papel do rádio como veículo de comunicação de massa a partir do Estado Novo?
O rádio superou rapidamente outros veículos de comunicação de massa, como o cinema e a imprensa, depois de 1930. O rádio foi utilizado com sucesso na propaganda em favor da Revolução Constitucionalista de São Paulo, em 1932. Foi entretanto no campo da música popular e do futebol que esse veículo alcançou sua maior expressão no Brasil.

9. (Vunesp) Estabeleça a relação entre a ação do Estado Novo (1937-1945) e o desenvolvimento da indústria pesada no Brasil.
A ditadura estado-novista de Vargas entre 1937 e 1945 pôs em prática uma política econômica pragmática, nacionalista e protecionista. Para a sustentação do processo de industrialização, já iniciado nos anos 30, agora dificultado pela eclosão da Segunda Guerra Mundial, fazia-se necessária a criação de várias indústrias de base.
Dado o desinteresse do empresariado privado, o governo utilizou recursos financeiros oriundos de empréstimos externos e da própria arrecadação tributária, o que viabilizou a Companhia Siderúrgica de Volta Redonda, a Companhia Vale do Rio Doce, a Fábrica Nacional de Motores, as Centrais Hidrelétricas do Vale do São Francisco e outras.

10. (Fuvest) A Segunda Guerra Mundial exerceu significativa influência no processo de industrialização do Brasil. Explique.
Um dos resultados da Segunda Guerra Mundial para a economia brasileira foi o incentivo indireto à industrialização causado pela guerra submarina, que bloqueou o comércio internacional, prejudicado também pelo próprio conflito, que paralisou a indústria européia.

11. (Unicamp) Segundo o Dicionário de Ciências Sociais (FGV, 1986):
“Getulismo ou varguismo constitui prática ideológica e política de amplos e indefinidos contornos, situado historicamente entre 1930 e 1954, com desdobramentos até os dias atuais (...) e tende a confundir-se com o trabalhismo (...)."
Quais as relações do varguismo com as classes trabalhadoras?
As relações de Getúlio Vargas com a classe trabalhadora caracterizaram-se pela intervenção do Estado em instituições da sociedade civil, principalmente sobre os sindicatos. Tal intervenção tinha por finalidade a sustentação de Vargas no poder, através da manipulação dos interesses da classe trabalhadora, executada principalmente pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Essa prática política enquadrava-se no desenvolvimento do peleguismo e do populismo, sendo que este último seria incrementado enquanto um movimento político-social, no período entre 1945 e 1964 da República brasileira.

12. (FGV-SP) Responda:
a) Relacione a instauração do Estado Novo com a situação política da Europa em 1937.
O contexto europeu caracterizou-se pela consolidação dos regimes totalitários nazi-fascistas e pela falência generalizada das democracias liberais, frágeis entre outras, para superar os efeitos da Grande Depressão dos anos 30. A conjuntura internacional favorável aos regimes de exceção permitiu a instalação da ditadura do Estado Novo, retomando a polarização ideológica que permitiu a ascensão daqueles regimes (exemplo: a utilização do Plano Cohen por Getúlio, justificando o golpe de Estado).

b) Até que ponto podemos afirmar que o desfecho da Segunda Guerra Mundial influenciou a queda de Getúlio Vargas em 1945?
Durante a Segunda Guerra Mundial, travou-se a batalha entre o totalitarismo direitista, representado pelo Eixo (Alemanha, Itália e Japão), e as Forças Aliadas (Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética). Getúlio Vargas, portador de fortes tendências autoritárias direitistas, não escondia sua simpatia pelo nazi-fascismo, baseando seu poder político nessa doutrina, tendo organizado o Estado a partir das experiências de Hitler e Mussolini. A pressão exercida pelos Estados Unidos durante o conflito forçou o Brasil a aderir ao bloco aliado, colocando em questão o autoritarismo do Estado Novo, que a partir disto começou a desestruturar-se, sob pressão da sociedade, que defendia a redemocratização do país.

Relação da Seleção Para Fiscais do PSV/2009 - CAMEAM/UERN

01 - Zádja Tamara Cândida dos Santos
02- Francisca Raquel Monteiro de Melo
03- Francisca Sanicleide Nunes
04- Antônio Borges da Silva
05- Eliane maria de Oliveira
06- Maria das Graças de Queiroz Maia
07- Maiara Rosane Gameleira Fernandes
08- Maria Madalena Carlos Pessoa
09- Suame Cristine Melo Freire
10- Ana Carla de Castro Freire
11- Hélida Cavalcante e Silva
12- Hudson Pablo de Oliveira Bezerra
13-Annabely Fontes Leite
14- Maria Michelle de Oliveira
15- Gessika Flávia Alves Saldanhada.
16- Teresa Liliane Fernandes
17- Lorenna Karen Paiva e Freitas
18- Francicleide Césario de Oliveira
19- Inalda Fernandes de Oliveira
20- Maria Isabel Silva Duarte
21- Kennya Cristiane pereira Batista
22- Leandro Trajano Santana
23- José Erimar dos Santos
24- Suelen de Fátima Silva Souza
25- Evilin Karla Félix da Silva
26- Flávia Rodrigues de Melo
27- José Adailton da Silva
28- Kívia Narla de Aquino Camilo
29- Claudio Licias Leite de Araújo
30- Camila da Silva Pereira
31- Larissa Maria R. de O. Fernandes
32- Francisco Rogério de Paiva
33- Emanuela Lessa de Lima
34-Kaiza Maria Alencar de Oliveira
35- Maura Fábia de freire Alves
36- Lediane Leite Praxedes
37- Rita de Cássia Florêncio Oliveira