
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promete para a próxima semana a publicação do edital do concurso público para preenchimento de 239 vagas de técnico-administrativo - de níveis médio e superior - no campus central da instituição, em Mossoró. Ontem, o Conselho Diretor da Fundação da Uern (FUERN) se reuniu para analisar alguns pontos do edital e autorizar a publicação do documento no Diário Oficial do Estado (DOE). A inscrição ficará aberta por trinta dias, ao preço de R$ 80,00 (nível médio) e R$ 120,00 (nível superior).
As provas devem acontecer em janeiro e a convocação dos primeiros aprovados está prevista para fevereiro do próximo ano. Os aprovados serão chamados por etapas, conforme afirmou o reitor da Uern, Milton Marques, ao explicar que o procedimento se justifica por causa da necessidade de os novos servidores serem submetidos a treinamentos específicos para os cargos disponibilizados.
"Vamos chamando aos poucos, mas de forma rápida. Essas etapas são apenas questões de treinamento para que eles possam ir pegando o jeito do trabalho. Se tivermos funcionários aprovados esse problema será menor, porque eles já têm a experiência", disse Milton Marques.
O concurso público para substituição de 239 servidores da universidade que trabalham de forma comissionada é uma exigência do Ministério Público Estadual (MPE). Ministério Público e universidade já haviam assinado um termo de ajustamento de conduta (TAC) estabelecendo datas para que as substituições acontecessem, mas a falta de um quadro de vagas específico do campus central atrasou o processo.
Neste ano, a governadora Wilma de Faria assinou o projeto que cria o quadro de cargos e a universidade começou a organizar o processo. A Cespe/UnB foi escolhida como a empresa responsável pela organização.
Nos cursinhos preparatórios muita gente está dedicando parte de seu tempo ao estudo do conteúdo programático que deve ser cobrado nas provas do concurso. Além de estudantes do ensino médio e superior, muitos servidores comissionados que trabalham na Uern estão empenhados em busca do emprego efetivo.
O reitor da Uern disse que o concurso não vai implicar em gastos excessivos para a universidade. Milton Marques não descartou a possibilidade de novo concurso na universidade no próximo ano, mas a probabilidade é que o processo seja para professores.
Hoje, a universidade deve encaminhar o edital ao Governo do Estado, para que seja feita a publicação no Diário Oficial. "Geralmente demora uns dois a três dias para sair, mas na próxima semana sai (a publicação)", comentou o reitor.
Fonte: Jornal de Fato