http://h2.flashvortex.com

sábado, 12 de setembro de 2009

Secretaria de Administração
RN: estado realizará diversos concursos

Com edital previsto para sair já no fim deste mês, o concurso para o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) é apenas um entre vários processos seletivos previstos para o estado neste e no próximo ano. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o coordenador da comissão de concursos da Secretaria de Administração do RN, Carlos Dantas, confirma concursos para as áreas de Saúde, Educação, Polícia Militar e Procuradoria Geral.

Para a Secretaria de Saúde o coordenador admite que a carência e destaca a urgência da seleção. "Ainda é necessário um novo concurso para a área de saúde, pois há carência em diversas áreas e todos os aprovados no concurso anterior já foram convocados. Acredito que, com a necessidade e urgência, ele será autorizado em breve."

Ainda para este ano, Carlos Dantas também anuncia o concurso para a Procuradoria Geral do Estado, que ainda está defindo a organizadora. Quando a instituição for selecionada, o processo irá deslanchar, e a previsão é que o edital saia ainda este ano", explica.

O coordenador ainda informa que, para o próximo ano, já estão previstos os concursos para a Polícia Militar e para Secretaria de Educação, ambos com validade para expirar este ano. "Há também uma expectativa que saia a autorização do concurso para Polícia Militar e da Secretaria de Educação já no inicio do próximo ano. Na educação, o próprio sindicato já está articulado com o Governo do Estado para a realização do processo seletivo."

Quais foram os concursos pedidos para este e para o próximo ano no Rio Grande do Norte?

Haverá concurso para o Detran, que já foi autorizado pelo estado e tem edital previsto para sair até o fim deste mês. Ainda é necessário um novo concurso para a área de saúde, pois há carência em diversas áreas e todos os aprovados no concurso anterior já foram convocados. Acredito que, com a necessidade e urgência, ele será autorizado em breve. Há também uma expectativa que saia a autorização do concurso para Polícia Militar e da Secretaria de Educação já no inicio do próximo ano. Na educação, o próprio sindicato já está articulado com
o Governo do Estado para a realização do processo seletivo. Outro órgão que prevê concurso público é a Procuradoria Geral do Estado, que está em fase de escolha da comissão organizadora. Quando a instituição for selecionada, o processo irá deslanchar, e a previsão é que o edital saia ainda este ano.

Para o Detran, serão quantas vagas?

Serão 258 vagas imediatas e haverá formação de cadastro reserva para todos os cargos, sendo 1.032 vagas no total.
Quais serão os salários e os benefícios oferecidos?
A remuneração será divulgada nos próximos dias, a pedido do sindicato. Tramita na Assembléia Legislativa um projeto de Lei revisando os valores dos salários e benefícios para que já entrem neste processo.

Quais serão os cargos oferecidos?

As oportunidades são para os cargos de assessor e técnico jurídico, assistente técnico, analista de suporte, vistoriador/emplacador, eletricista programador, programador visual e agente de atividades operacionais.

Quais são os requisitos para concorrer a seleção?

O concurso é para os níveis fundamentais, médio/técnico e superior. De acordo com a área será necessário careira de nacional de habilitação, curso técnico ou bacharelado em Administração, Comunicação Social, Informática, Engenharia, Arquitetura, Assistente Social, Psicologia e Programador.

Qual será a organizadora do concurso?

A organizadora, assim como as inscrições, estão em análise. Faltam apenas alguns detalhes para que o edital seja divulgado.

As vagas são para quais unidades do Detran?

As oportunidades são para todas as filiais do estado, sendo o maior número de vagas destinados à capital.

Qual será a validade do concurso?

Alguns órgãos fazem concurso com validade de um ano, prorrogável pelo mesmo período. Porém como este processo é caro e demorado, provavelmente será de dois anos, prorrogáveis pelo mesmo período. Haverá ainda a possibilidade de convocar mais aprovados, além da oferta inicial, mediante a necessidade.


Fonte: Folha Dirigida