http://h2.flashvortex.com

quinta-feira, 23 de julho de 2009

UFRN cria curso de Engenharia de Software, que passa a ser o 2º do país

Este ano muitas atenções se voltam para um novo curso que será oferecido pela UFRN: o bacharelado em Engenharia de Software. O curso, que terá duração de quatro anos, foi aprovado no mês de maio e disponibilizará 40 vagas no primeiro semestre de 2010.

A UFRN é a segunda universidade federal do país a oferecer o curso. Segundo o professor Jair Leite, coordenador do curso, o objetivo é propiciar a formação de profissionais altamente qualificados, visando atender a demanda nacional crescente na área. “Pretendemos preparar o estudante para trabalhar no Brasil inteiro”, diz ele. De acordo com estudos do governo, a indústria nacional terá que formar 100 mil novos profissionais nessa área para exportar US$ 5 bilhões em software até 2010.

A engenharia de software é a área da computação responsável pelo estabelecimento de técnicas e práticas para o desenvolvimento de software cobrindo uma ampla área de aplicações e diferentes tipos de dispositivos, tais como sistemas de informação corporativos, sistemas e portais Web e aplicações em telefones celulares.

Pólos tecnológicos que se espalham no Brasil inteiro além das multinacionais da indústria de software são possibilidades de carreira para os concluintes. Pesquisas recentes têm mostrado que as indústrias de desenvolvimento de software, tanto nacionais quanto internacionais, necessitarão de uma grande quantidade de pessoas atuando na área de engenharia de software nos próximos anos.

O curso está integrado ao projeto Metrópole Digital, no qual empresas de software parceiras vão oferecer diversas oportunidades de estágio e emprego. O estudante de Engenharia de Software deve se interessar pela computação e, em particular, pela produção de software. Durante o curso ele vai adquirir conhecimentos e habilidades para elaborar um projeto, montar uma equipe e planejar a sua execução, controlando custos e prazos e gerenciando conflitos e interesses.

O Bacharelado em Engenharia de Software funcionará com a infraestrutura de professores e laboratórios do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp). Os professores do DIMAp têm doutorado e larga experiência na computação, além de vários projetos de pesquisa acadêmicos e com empresas. Além disso, o curso contará com o apoio de professores de outros departamentos da UFRN e da infraestrutura do projeto Metrópole Digital.



Fonte:Diario de Natal