UFRN deverá adotar sistema unificado de vestibular em 2011
Reitores das universidades federais discutiram no Ministério da Educação a implantação do novo sistema. Cada instituição terá autonomia para adota-lo
Vlademir Alexandre
A adesão ao vestibular nacional dependerá de cada universidade.
A UFRN deverá adotar o sistema unificado de ingresso nas universidades federais somente a partir do ano de 2011. A informação foi dada pelo reitor Ivonildo Rego, que participou de uma reunião no Ministério da Educação para tratar sobre o assunto com o ministro Fernando Haddad e os representantes das demais instituições.
Segundo informou, de um modo geral os reitores das universidades de todo o país se mostraram receptivos à idéia. A discussão agora será a operacionalização do sistema unificado.
A adesão ao vestibular nacional dependerá de cada universidade, que terá autonomia para decidir de que forma irá incorporar a prova em seu processo seletivo. O modelo do exame ainda será discutido com as instituições.
“As instituições terão a opção de escolher a forma de adesão que mais se adaptar à sua realidade. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão é quem dará a palavra final, mas acredito que adotaremos o novo sistema já na primeira fase do vestibular de 2011”, destacou Ivonildo Rego.
O projeto de unificação do vestibular foi apresentado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, aos reitores. A idéia é criar um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que funcionaria como forma de seleção para essas instituições.
Fonte:nominuto