http://h2.flashvortex.com

sábado, 7 de março de 2009

Circular do campus da UFRN ainda é alvo de reclamações

Publicado no Dia 06/03/2009
Tiago Lopes

Katarina das Vitórias

Estudantes universitários reclamam que
esperam até quarenta minutos esperando o circular


Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reclamam insistentemente da péssima qualidade do serviço oferecido pelas linhas do circular. Ontem(5), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) convocou uma reunião com representantes da Secretaria de Transportes e Trânsito Urbano (STTU) e os Conselhos Acadêmicos (CA) de vários cursos para discutir soluções urgentes. O número de estudantes que precisam do transporte do Circular diariamente é bem maior do que a frota oferecida e freqüência com que circulam.

A estudante de Engenharia Têxtil Layla Mendes está no terceiro ano do curso, e sempre viu defeitos na maneira como o Circular transporta os estudantes. "Todo mundo sabe que são sempre muito cheios em horário de pico; esperava que fosse melhorar um pouco com a disponibilidade da linha percorrendo o trajeto ao contrário, implantado no semestre passado. Mas os problemas de atraso e superlotação ainda continuam", explica. Ela precisa usar o circular quatro vezes ao dia.

Um problema que parece ter se agravado mais ainda nesse ano é o atraso nos horários de maior movimento, segundo o estudante de Comunicação Social Cássio Augusto. Ele conta que nos durante essa semana, quando fica na parada entre as 17h e 19h, já chegou a esperar por 40 minutos a passagem do circular. "É muito tempo de espera, e ainda tenho que descer no shopping e pegar mais um ônibus para a Zona Norte, do momento em que saio da sala de aula para chegar em casa, perco umas três horas, metade desse tempo esperando por ônibus", denuncia. Ele também conta que à noite, quando sai da última aula por volta das 22h, o último circular sempre chega muito lotado na parada em que espera, às vezes é impossível subir. Já chegou a pegar carona em carros da segurança da UFRN, porque o circular havia encerrado suas atividades.

Segundo a coordenadora geral do DCE, Fabiana Fernandes, o reitor da UFRN contou na reunião de ontem que, em 1999, ano em que o circular começou a rodar no campus, haviam por volta de 13 mil estudantes e dois circulares foram postos a disposição deles. Hoje, o número de matriculados é de aproximadamente 27 mil, e apenas mais dois circulares foram disponibilizados durante esse tempo. "O serviço do circular nasceu de um contrato entra a UFRN e a STTU [Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano]. Como resultado maior da reunião de ontem, a STTU se comprometeu em fazer avaliações no trajeto do circular e recolher dados do número de passageiros para, daqui a 15 dias, enviar à reitoria da UFRN e decidir qual melhor solução a ser tomada", explica Fernandes.


Fonte:Correio da Tarde