http://h2.flashvortex.com

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Cursinho Pré - Vestibular UERN/CAMEAM 2009

Gabarito

A Revolução de 30



01. A modificação política e a ocupação do poder, do qual se entendiam espoliados por uma eleição cujos resultados não aceitavam.

02. A Aliança Liberal, que reunia políticos do Partido Libertador e do Partido Republicano no Rio Grande do Sul, incluindo também políticos do Partido Republicano Mineiro, resultou de um acordo feito para enfrentar, nas eleições de 1930, a candidatura de Júlio Prestes, imposta pelo presidente Washington Luís.

03. Pouco depois de empossado na Presidência da República, Getúlio Vargas dissolveu o Congresso Nacional e os órgãos do poder Legislativo nos Estados e municípios. O poder Executivo, nos Estados, passou a ser exercido por interventores, que respondiam diretamente ao governo federal. Com essas mudanças políticas, Vargas impôs ao país um sistema de centralização de poderes que não existira desde o Império.

04. c) movimento visava à derrubada do governo e ao estabelecimento da austeridade político-administrativa.


05. d) Aliança Liberal

06. b) Revolução de 1930; Getúlio Vargas.

07. O período histórico iniciado com a revolução que conduziu Vargas ao poder possui características radicalmente diversas daquelas existentes na fase precedente. Além da desintegração da estrutura política oligárquica, iniciou-se um processo de industrialização capitalista com formidável amparo estatal. O sistema agroexportador em crise cedeu seu espaço hegemônico para o setor fabril em rapidíssima expansão na Região Sudeste.
Concomitantemente à instalação do capitalismo industrial, presenciamos as amplas transformações sociais, com o acelerado processo de urbanização. A burguesia industrial e financeira tornou-se a classe social economicamente mais poderosa do país, ao mesmo tempo que a classe média e o proletariado urbano ganharam coesão para se constituírem como agentes históricos de destaque.



Texto

a) Por que, segundo Gorender, não houve revolução em 1930?
Porque uma revolução, no sentido científico da palavra, representa uma transformação profunda que atinge a base econômica da sociedade, varrendo relações de produção e instaurando outras. Como o movimento de 1930 não promoveu essas mudanças, não deve ser rotulado como uma revolução.

b) Qual foi a principal função cumprida pelo movimento de 30?
Desalojar do poder do Estado os proprietários rurais que, dominando-o até então, imprimiam ao governo uma política econômica que dificultava o desenvolvimento do país.

c) Que grupo assumiu o poder então?
Substituindo a classe dos proprietários rurais no governo, surge depois do movimento de 30 um outro setor daquela mesma classe: aquele no qual prevaleciam elementos que tinham uma ligação maior com o mercado interno e eram mais sensíveis ao desenvolvimento de um projeto de industrialização no país.

d) Que setor não foi tocado pelo movimento de 30?
O movimento de 30 deixou intocado o campo, que abrigava 70% da população brasileira da época, não tomando providências contra o poder das oligarquias rurais.

e) Entre outras coisas, o que trouxe o movimento de 30?
A centralização autoritária, não por influência dos tenentes ou da própria formação política de Vargas, mas em função das exigências da época em que ocorreu.
Brasil: República Populista (1946-1964) - Gabarito
01. b
02. e
03. e
04. a
05. d

06. 1) Dentro do conjunto das reformas de base, João Goulart propôs a reforma agrária.
2) a) A oposição dos proprietários de terra, fossem eles latifundiários ou meros especuladores;
b) a franca hostilidade dos setores mais conservadores da sociedade (inclusive as Forças Armadas), temerosos de uma esquerdização do país.
3) As Ligas Camponesas apoiavam totalmente o presidente Goulart, promovendo inclusive a ocupação de terras improdutivas para forçar a aceleração da reforma agrária.

07. c
08. b

09. Uma primeira característica foi a intervenção do Estado na economia. Tal intervenção era feita por meio de investimentos diretos em infra-estrutura e da ampliação do setor estatal, principalmente nos setores de energia e siderurgia. Além disso, o Estado elaborou um plano de desenvolvimento, o Plano de Metas, instrumento de coordenação econômica. Outra característica foi a abertura do país aos capitais estrangeiros, feita por meio de empréstimos convertidos junto a bancos estrangeiros e da instalação ou ampliação de atividades de empresas multinacionais no Brasil, principalmente no setor de bens de consumo duráveis.

10. b
11. d